terça-feira, 6 de julho de 2010

Um fantástico curso de “patisserie” em Paris

Hoje a mensagem deste blog será um pouco diferente do habitual porque neste momento estou em Paris e estou a aproveitar para fazer um Curso de Pastelaria na famosa Escola Lenôtre (www.lenotre.fr), situada no belíssimo Pavilhão Elysee rodeadado de inspiradores jardins, nos Champs Elysées.

IMG_0036 

IMG_0037 Ao longo do curso aprenderemos várias técnicas que demonstrarão como se confeccionam algumas das requintadissimas iguarias da patisserie francesa.

O chefe pasteleiro deste curso é o simpático e gentil Gilles Maisonneuve que começou por nos desvendar vários segredos do chocolate, propondo a realização de  uma Génoise perfeita, Meringues Chocolat aux Noisettes ( finos merengues de chocolate com avelãs), Fondant de Chocolat ( os famosos petit gateaux), mousse, creme de Pasteleiro de chocolate e Chocolate quente com especiarias.

IMG_0045

Senti-me  por momentos uma verdadeira chef de cozinha francesa mas à medida que o verdadeiro chef, o Gilles,  nos foi ensinando os vários passos das referidas receitas percebi que afinal existem ainda muitos mistérios por descobrir e afinal tenho de me contentar em ser meramente uma aprendiz de Chef.

No entanto o meu entusiasmo perante os resultados leva-me a querer  partilhar algumas das receitas que vou fazendo ao longo do curso, começando pelos curiosos “Meringues Chocolat aux Noisettes.”

IMG_0052

Meringues Chocolat aux Noisettes

Ingredientes:

200 gr de claras de ovos

200gr de açúcar em pó

200 gr de açúcar granulado

40 gr de cacau em pó

100 gr de avelãs trituradas

IMG_0085

Preparação:

Bater as claras em castelo adicionando aos poucos o açúcar granulado até obter um merengue forte que não escorregue quando se virar o recepiente onde são batidas as claras. Peneirar o açúcar em pó com o cacau em pó e incorporar na mistura de claras com delicadeza. Encher um saco de pasteleiro com a mistura e sobre um papel vegetal fazer tiras da grossura de um dedo. Polvilhar com as avelãs e com cacau e açúcar em pó.

Levar ao forno a 100º cerca de 1h e 15m.

Podem ser comidos assim simples, ou servem para fazer sobremesas ou acompanhar gelados.

Ce sont superbes!

IMG_0081

11 comentários:

ameixa seca disse...

És tão chique que até metes nojo he he Aproveita muito e depois ensina-nos alguns truques :)

Bella disse...

Quanta receita maravilhosa! Bjs

Unknown disse...

Que sortuda você!!!

Aproveite bem esta maravilhosa oportunide que é o sonho de tanta gente, especialmente o meu!

Um abraço,
Renata

Catarina Nogueira disse...

Envia para cá alguns, sff que estou cheia de inveja!

Gina disse...

Que chic! Como não posso estar aí fazendo o curso, me contento em tentar reproduzir a receita.
Bjs.

Ana Powell disse...

Felizarda, desejo que tenhas uma experiencia fenomenal.
Uma receita bem elegante ♥

Patrícia Nascimento disse...

Quem me dera estar aí também no curso...na minha cidade natal!
Gostei muito da receita!

Missy disse...

espero que tivesses bem aproveitado,
Na escola Lenôtre ...........penso que é das melhores !

bjka

moranguita disse...

ai ai mas que belo curso
qum me dera ter ai estado conbtigo
adorei estes miminhos
beijinhos

sara guerreiro disse...

Olá, eu estou a procura de informaçoes sobre essa escola.mas nao consio obter, se fosse possivel mandares informaçoes para este email saraahh@live.com.pt
Obrigado *

Stella disse...

Oi Tudo bem, eu não entendi a diferença dos açucares. Um é granulado, vc quer dizer tipo glaçucar e o outro, é confeiteiro?
Obrigada
Stella