quinta-feira, 8 de julho de 2010

Mais algumas experiências na escola Lenôtre.

Muitas têm sido as iguarias que tenho aprendido a fazer e que tenho tido o prazer de saborear durante a  minha estadia em Paris http://docesparagens.blogspot.com/ . O tempo passado na escola Lenôtre tem sido bastante proveitoso porque são inúmeras as técnicas que pensamos dominar e afinal concluimos que não é bem assim. Há muito para aprender neste imenso  e fascinate mundo da pastelaria.
O grupo de trabalho é muito simpático mas destaco o pequeno Didier que aos 14 anos quer ser chefe de cozinha e  está a dar os primeiros passos demonstrando já um enorme talento.
IMG_0071
Das muitas receitas que pusemos em prática vou destacar hoje a genoise. O chefe Gilles frisou que é fundamental uma genoise de chocolate, para fazer um bom entremeio como o que nos deu a provar.
Para que a genoise resulte na perfeição é preciso misturar bem os ovos inteiros com o açúcar e depois aquecê-los a 45º mexendo lentamente. Deve em seguida bater-se a mistura muito bem com a batedeira eléctrica cerca de 10m até se obter uma espécie de creme fofo e  esbranquiçado. Estes passos são fundamentais para que a genoise fique muito leve, como que a desfazer-se na boca.
A receita que foi dada na escola é a seguinte:
IMG_0040
Ingredientes:
220 gr de açucar
360 gr de ovos (clara e gema)
40 gr de fécula de batata
40 gr de cacau em pó
140 gr de farinha
60 gr de manteiga
IMG_0041
Preparação:
Misturar os ovos com o açúcar e levar a aquecer em lume brando até atingir os 45º, mexendo lentamente. Depois com uma batedeira eléctrica bater durante 10 minutos até obter um creme esbranquiçado. Em seguida peneirar os ingredientes secos. A farinha, a fécula, e o cacau. Aquecer um pouco a manteiga e juntar-lhe a mistura de açúcar  misturando com a vara de arames.Em seguida adicionar os ingredientes secos.
Levar ao forno a 180º numa forma bem untada e polvilhada de farinha, durante 15-20 minutos. desenformar e deixar arrefecer sobre uma grelha.
Depois é rechear a gosto. Com creme de chocolate. natas batidas em chantilly, mousse etc…
No próximo post indicarei a receita do entremeio, um doce extremamente delicado, que encerra em si o verdadeiro espírito da “patisserie parisienne”.
Au revoir et bon apettit……..

5 comentários:

Luciana disse...

Há poucos dias descobri esse cantinho especial feito por você e agora fico aqui "babando".Hehehe
Parabéns e obrigada por compartilhar suas experiências!

Luciana
www.jeitodavo.blogspot.com

Marly disse...

Olá,

Que bacana esse curso! E esse pequeno Didier? que graça! ele tem realmente que possuir o dom para chef. Também a dorei a receita da genoise.

Beijinho e bom fim de semana

Luciana disse...

Muito obrigada por passar e comentar no Jeito da Vó! Amei!

Luciana

Luciana disse...

Por favor, leio em algumas receitas o ingrediente NATAS, o que são natas? Aqui no Brasil Nata é a parte grossa do leite, a que fica por cima, é isso mesmo?

Grata, Lu

Luana disse...

Olá!
Há poucas semanas apenas que eu tive ciência da escola Lenotre e gostaria de saber se as aulas são todas ministradas em francês.
Adorei o seu blog!

Luana