terça-feira, 10 de novembro de 2009

Bolo de Maçã

"Se você tem uma maçã e eu tenho outra; e nós trocarmos as maçãs, então cada um terá sua maçã.
Mas se você tem uma ideia e eu tenho outra, e nós as trocarmos, então cada um terá duas ideias".

George Bernard Shaw

 

DSC07823 

Das inúmeras receitas de bolo de maçã que existem, apareceu-me esta num pedaço de papel já muito amachucado, possivelmente retirado à última hora de um pacote  de farinha ou açúcar que ia para o lixo.

Como este fim-de-semana as maçãs abundavam cá por casa,  então decidi dar uma oportunidade à velhinha receita. E digo-vos que não me arrependi nada,  pois fez um brilharete e resultou num dos melhores bolos de maçã que comi até hoje.

DSC07789

DSC07794

Ingredientes:

4 maçãs grandes cortadas aos cubos

1 chávena e meia de açúcar

2 chávenas de farinha com fermento

4 ovos

1 chávena de água

1 colher de sopa de canela

3 colheres de sopa de manteiga

açúcar para polvilhar a forma

 

Preparação:

Unta-se generosamente uma forma sem buraco  com a manteiga. Polvilha-se muito bem com açúcar. Distribuem-se os pedaços de maçã pelo fundo da forma. Separam-se as gemas das claras e batem-se as gemas com o açúcar. Mistura-se a canela e a água intercalada com a farinha. Em seguida levantam-se as claras em castelo e misturam-se levemente ao preparado anterior. Deita-se sobre a maçã e vai ao forno a 180ºC cerca de 40 minutos. Espetar um palito para verificar se está cozido.Deixar arrefecer um pouco e depois desenformar. Polvilhar com canela.

DSC07835

7 comentários:

Sónia Meirinho disse...

eu adoro sentir os bocadinhos de maça nos bolos!! e o teu esta lindo demais!!! adoro. beijos

Bella disse...

Adorei a frase da ideia :) Bem verdade.

O bolinho está lindo amiga!

Bjs

Piteca disse...

Parece muito bom mesmo! Eu adoro bolos de frutos, são óptimos! ;)
Bjcas.

ameixa seca disse...

Adoro bolos de maçã, não há um que eu não goste e este tem um belo aspecto :)

Borboleta disse...

Tem mesmo bom aspecto!! Também sou fã de bolos de maçã por isso assim que possivel vou experimentar este....

Anónimo disse...

Parece delicioso!

moranguita disse...

hum que maravilha esse pormenor da fatia do bolo.
esta o amximo.
eu ja guardei a receita.
fabulosa.
beijos