terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Grão com Mão de Vaca


Esta não é uma receita das mais cosensuais porque muitos não são apreciadores de mão de vaca. No entanto como amante incondicional da cozinha tradicional portuguesa continuo, sempre que posso, a confeccionar muitas das receitas que dela fazem parte. É um prato tipicamente ribatejano, ideal para um almoço de Domingo entre amigos e familia.
Devo dizer que a mão de vaca tem que ser de muito boa qualidade. Não aconselho grão de lata mas sim cozido por nós. Além de que é indispensável um bom chouriço de carne.

Ingredientes:
1 mão de vaca
1 chouriço de carne
4 fatias de entremeada
toucinho fumado
2 cenouras grandes e uma pequena
2 cebolas grandes e uma pequena
4 dentes de alho
folha de louro
500 gr de grão de bico
1 dl de azeite
1 raminho de salsa
4 colheres de polpa de tomate
1,5 dl de vinho branco
1 colher de chá de pimentão doce
1 piripiri
sal q.b.

  • Preparação:
Coze-se o grão e depois de cozido guarda-se a água da cozedura.
Limpa-se bem a mão de vaca, raspa-se para retirar qualquer pêlo. Em seguida ferve-se uns minutos e deita-se essa água fora. Coze-se então numa panela de pressão em água temperada com 1 cenoura pequena, 1 cebola pequena, 5 grãos de pimenta, 1 cravinho e sal. Coze cerca de 1 hora. Num tacho grande faz-se um refogado com as duas cebolas picadas, o alho picado, o azeite, a salsa e a cenoura cortada em cubos. Junta-se então o toucinho às tiras e quando começar a alourar junta-se o vinho e a entremeada aos pedaços previamente temperada com um pouco de sal. Refoga-se mais um pouco e adiciona-se a polpa de tomate e o chouriço às rodelas. Tapa-se e deixa-se suar um pouco.Vai-se adicionando um pouco de água ou do caldo da mão de vaca que entretanto cozeu. Retiram-se os ossos à mão de vaca e parte-se em pedacinhos pequenos. Junta-se ao refogado e em seguida o grão. Acrescenta-se um pouco de água de cozer o grão e deixa-se ferver cerca de 15 minutos. Desliga-se o lume e repousa um pouco. Serve-se acompanhado de arroz branco.


7 comentários:

Isabel Salvador disse...

que belo grão,muito bem amiga,jinhosss

Paula disse...

Adoro grão com mão de vaca, e concordo plenamente: grão demolhado e cozido em casa, e um bom chouriço!... Faz toda a diferença.
Bjs

Os Olhos de Alice disse...

Oi Amélia
obrigada pela visita!!
nunca comi mão de vaca, deve ser bom
bjs

Luís Pontes disse...

Adoro grão de bico. É mesmo a minha leguminosa preferida.
Já quanto à mão de vaca, uma história: As refeições eram momentos sacralizados e ninguém era dispensado destes momentos de reunião familiar diária. A única excepção era o dia da Mão de Vaca, que acontecia mais ou menos uma vez por ano. Nesse dia eu era autorizado a comer outra coisa na cozinha, porque a simples visão deste prato me provocava uma náusea que ia mesmo até às últimas consequências!

Pastifício dell'amore disse...

Não conheço esse corte, mão de vaca. Será o nosso mocotó? É apenas o osso do dianteiro, ou a carne também? De todo modo deve ter ficado maravilhoso.

Anónimo disse...

Dooooooooooooooooooooidos. Parem de comer mão de vaca. Vão comer picanha!!!!!!

jose neves disse...

A textura da mão de vaca não tem nada a vêr com a picanha. Cada coisa no seu lugar