domingo, 25 de janeiro de 2009

Almofadinhas de Massa Filo com Legumes

Foi a primeira vez que utilizei massa filo pois já algum tempo que tinha curiosidade em experimentá-la. Optei por uma receita salgada que fiz com o que tinha cá em casa e que saiu bem apesar de ficar com a sensação de que vou gostar mais desta massa em receitas doces.
Ingredientes:
1 lata de rebentos de soja
2 cenouras médias raladas
1 alho françês cortado em tiras finas
1 cebola picada
1 pimento verde em tiras finas
4 colheres de sopa de cubos de bacon
1 lata de cogumelos laminados
molho inglês q.b.
molho de soja q.b.
óleo de amendoim (ou azeite)
sal e pimenta q.b.
queijo ralado
  • Preparação:
Numa frigideira grande ou num wok salteia-se o bacon até ficar tostadinho. Em seguida junta-se um pouco de óleo de amendoim, mais ou menos uma colher de sopa e adicionam- se todos os legumes e os cogumelos, tempera-se com sal. Salteiam-se até estarem cozinhados a gosto. (Eu gosto deles pouco cozinhados)
Então tempera-se com umas gotas de molho inglês, umas 2 colheres de sopa de molho de soja e pimenta. Cozinha-se mais uns dois minutos e deixa-se então repousar enquanto tratamos da massa.
Pus uma folha de massa filo sobre uma superficie plana pincelei-a com margarina derretida e sobrepus outra folha. Cortei em quatro quadrados e rechei-os com o preparado de legumes e polvilhei com queijo ralado, dobrei como se fosse um embrulho. Para as extremidades ficarem bem fechadas passei com os dedos molhados num pouco de água. Coloquei num recipiente de ir ao forno a 200 graus levemente untado com azeite. Cozem até ficarem tostadinhas. Utilizei 6 folhas de massa num total de 12 almofadas.

9 comentários:

ameixa seca disse...

O interior fez-me lembrar os crepes chineses :) Ficaram com óptimo aspecto!
Bom Domingo.

Bela´s Design disse...

Adorei o aspecto, devem estar maravilhosos estes pastelinhos, se me puderem ajudar gostaria de saber onde posso encontrar esta massa em Aveiro ou arredores.
Gostei muito do teu blog e vou voltar + vezes.

Axly disse...

Linda estréia com essa massa.
Parece que ficou nem úmido.
Kisss^^

Nani disse...

Também nunca experimentei essa massa, e nem nunca vi ela a venda nos mercados por aqui, acho que deve ter em lojas especializadas. Ele me parece muito boa, mas ao que vejo me parece combinar mais com massas doces como você mesmo disse, mas agora fiquei curiosa pra experimentar dos 2 jeitos, sua receita ficou ótima!
Beijos

Manuela © disse...

Também já fiz e gosto muito. O bacon deve-lhe dar um saborzinho especial :)

Anónimo disse...

Eh Eh..parecem crepes chineses que eu adoro! Tão bom...
Bjcas.

Ana Powell disse...

Que maravilha.
Adorei esta tua receita, ficarm com um óptimo aspecto.
Eu gosto muito de trabalhar com massa filo.
Beijocas

Elisa disse...

Que óptimo aspecto apetece dar uma dentadinha. Já experimentei mas com recheio de ovos moles com um pouquinho de coco ralado e canela e ficaram também muito bons faziam me lembrar os pastéis de Tentugal.
Manta de retalhos

Linda disse...

Olá.
É a prmira vez que passo no seu blog.Tem coisas de deixar água na boca,estas almofadinhas também parecem uma delicia, se não se importar vou levar a receita para experimentar.
Continuação de boa semana.
BJS.
Linda